terça-feira, 19 de agosto de 2014

Europa no Inverno, to go or not to go...


Berlim -20C
A dúvida viajar à Europa no Inverno é recorrente já que esse é o período de férias no Brasil e muitos só podem nesta data. Afinal vale ou não a pena conhecer o velho mundo nesta época?
A melhor resposta para esta questão é DEPENDE! A Europa no inverno possui diversas atrações, mas o frio realmente pode ser muito incomodo para algumas pessoas.
Apresento algumas dicas que podem ajudar na sua tomada de decisão, mas antes vamos lembrar uma característica desses países e sua relação com o inverno.
A Europa Ocidental de modo geral possui um inverno mais duradouro que o verão, o que faz com que estes países tenham que se adaptar para que tudo funcione durante esses meses. Assim casas, prédios, carros, transporte são em geral equipados com aquecedores, ou seja, em ambientes fechados você certamente estará protegido do frio.
A neve certamente cria muitas das mais belas paisagens que conhecemos dos postais, nos filmes, mas ela também pode ser um transtorno para as empresas de transporte (aéreo, terrestre, ferroviário etc).
- Se você deseja fugir de nevascas e buscar temperaturas menos frias prefira as regiões mais ao sul e ocidente do continente, Portugal, Espanha e Sul da Itália são locais que possuem em geral invernos menos rigorosos que o restante da Europa, estes locais consequentemente são aqueles menos preparados para os eventuais desafios do inverno.
- Os resorts, a costa e as praias devem ser questionados para esses períodos. Em geral não serão tão animados e provavelmente pouco visitados no inverno tendo em vista que, muito de sua beleza está diretamente ligada a vida de sol e mar, assim pense bem antes de escolher Ibiza, Grécia, Sardenha, Riviera Francesa...


- Tenha em mente que os locais mais bem preparados para as intercorrências do inverno são as capitais e as grandes cidades, assim se vai montar um roteiro de diversas cidades, prefira locais onde a vida urbana é intensa, assim as dificuldades do inverno serão minimizadas, exceção se faz nos caos de vilarejos que comportam estações de esqui.
- Se você planeja um roteiro passando por múltiplas cidades/países programe-se para permanecer ao menos alguns dias em cada uma delas, assim eventuais nevascas ou frio intenso que podem impedir um dia mais proveitoso não impedirá que sua estadia em determinado local se resuma a um dia no hotel.
- Lembre-se que no inverno a claridade do dia dura pouco, ou seja, amanhece por volta de 8horas e a partir das 16horas já começa a escurecer, portanto agende suas atividades na rua para esse intervalo de tempo, mas sempre que possível programe atividades indoor: museus, espetáculos, castelos, restaurantes são opções interessantes para curtir a viagem em ambiente confortável.
- Roupas merecem um capítulo à parte, chovem na internet sites e vídeos com as dicas mais interessantes para que você se prepare adequadamente para encarar o frio na Europa. Como meu conhecimento de moda é zero, deixo para você este desafio... Luvas, gorros, casacos, cachecóis, enfim uma infinidade de possibilidades. A única dica que daria nesse sentido é deixar pra comprar lá, pois o custo será beeem menor!
Por fim dou a dica de um amigo viajante do alto de seus 80 anos...
“O inverno de lá não se conhece aqui! Aceite o desafio e descubra o novo!”

Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário